Add parallel Print Page Options

A confissão de Pedro

(Mc 8.27-30; Lc 9.18-21)

13 Chegando à região de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou aos seus discípulos:

—Quem o povo diz que eu, o Filho do Homem, sou?

14 E eles lhe responderam:

—Alguns dizem que você é João Batista; outros dizem que é Elias; outros ainda dizem que é Jeremias ou um dos outros profetas.

15 E Jesus, então, lhes perguntou:

—E vocês? Quem é que vocês dizem que eu sou?

16 Simão Pedro lhe respondeu:

—O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo.

17 Ao ouvir aquilo, Jesus lhe disse:

—Feliz de você, Pedro, filho de João, pois esta verdade não lhe foi revelada por nenhum ser humano, mas sim por meu Pai que está no céu. 18 Eu lhe digo que você é Pedro, e que sobre esta pedra[a] eu construirei a minha igreja e os poderes da morte[b] não prevalecerão contra ela. 19 Eu lhe darei as chaves do reino de Deus: aquilo que você proibir aqui na terra será julgado no céu e o que você permitir aqui na terra será permitido no céu.[c]

Read full chapter

Footnotes

  1. 16.18 Pedro (…) esta pedra Pedro significa “rocha”. Era a forma grega do nome aramaico “Cefas”. Tanto nas Escrituras (Is 51.1,2), como na tradição judaica, Abraão era comparado com uma rocha que Deus podia usar para “construir” seu povo. Aqui Jesus dá a entender que Pedro é como Abraão. Da mesma forma, como Deus honrou Abraão pela sua fé, Jesus honra Pedro por manifestar de forma corajosa a sua fé.
  2. 16.18 os poderes da morte Literalmente, “As portas do Hades”. Ver Hades no vocabulário.
  3. 16.19 aquilo que você (…) permitido no céu Literalmente, “O que você atar na terra, também será atado no céu. O que você desatar na terra, também será desatado no céu”.