Add parallel Print Page Options

João Batista prepara o caminho

Naqueles dias, João Batista apareceu no deserto da Judeia e começou a anunciar a seguinte mensagem: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”.[a] O profeta Isaías se referia a João quando disse:

“Ele é uma voz que clama no deserto:

‘Preparem o caminho para a vinda do Senhor![b]

Abram a estrada para ele!’”.[c]

As roupas de João eram tecidas com pelos de camelo, e ele usava um cinto de couro e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de todo o vale do Jordão ia até ele. Quando confessavam seus pecados, ele os batizava no rio Jordão.

Mas, quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham ao lugar de batismo, ele os repreendeu abertamente. “Raça de víboras!”, exclamou. “Quem os convenceu a fugir da ira que está por vir? Provem por suas ações que vocês se arrependeram. Não pensem que podem dizer uns aos outros: ‘Estamos a salvo, pois somos filhos de Abraão’. Isso não significa nada, pois eu lhes digo que até destas pedras Deus pode fazer surgir filhos de Abraão. 10 Agora mesmo o machado do julgamento está pronto para cortar as raízes das árvores. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo.

11 “Eu batizo com[d] água aqueles que se arrependem. Depois de mim, porém, virá alguém mais poderoso que eu, alguém muito superior, cujas sandálias não sou digno de carregar. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.[e] 12 Ele já tem na mão a pá, e com ela separará a palha do trigo e limpará a área onde os cereais são debulhados. Juntará o trigo no celeiro, mas queimará a palha no fogo que nunca se apaga.”

O batismo de Jesus

13 Jesus foi da Galileia ao rio Jordão para que João o batizasse. 14 João, porém, tentou impedi-lo. “Eu é que preciso ser batizado pelo senhor”, disse ele. “Então por que vem a mim?”

15 Jesus respondeu: “É necessário que seja assim, pois devemos fazer tudo que Deus requer”.[f] E João concordou em batizá-lo.

16 Depois do batismo, enquanto Jesus saía da água, o céu se abriu,[g] e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. 17 E uma voz do céu disse: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria”.

Footnotes

  1. 3.2 Ou é chegado, ou vem em breve.
  2. 3.3a Ou Ele é uma voz que clama: “Preparem no deserto o caminho para a vinda do Senhor!”.
  3. 3.3b Is 40.3, conforme a Septuaginta.
  4. 3.11a Ou em.
  5. 3.11b Ou no Espírito Santo e em fogo.
  6. 3.15 Ou devemos cumprir toda a justiça.
  7. 3.16 Alguns manuscritos acrescentam diante dele.