Add parallel Print Page Options

O batismo de Jesus(A)

13 Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

A tentação de Jesus(B)

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. 11 Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

O batismo de Jesus

(Mc 1.9-11; Lc 3.21-22)

13 Naquela mesma época Jesus viajou da Galileia para o rio Jordão e foi ao encontro de João Batista, pois queria que ele o batizasse. 14 João, porém, queria impedi-lo, pois dizia:

—Eu é que devo ser batizado por você e é você que vem a mim pedindo que eu o batize?

15 Jesus, entretanto, respondeu:

—Deixe as coisas como estão por agora. Devemos fazer tudo o que é exigido por Deus. Então, depois de ouvir isto, João concordou em batizar Jesus.

16 Jesus foi batizado e, assim que se levantou da água, viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer sobre ele como uma pomba. 17 E uma voz vinda do céu disse:

—Este é o meu Filho querido. Ele me dá muita alegria!

A tentação de Jesus

(Mc 1.12-13; Lc 4.1-13)

Então, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Depois de não comer nada durante quarenta dias e quarenta noites, Jesus teve fome. Então o Diabo[a] se aproximou dele para pô-lo a prova e disse:

—Se você é mesmo o Filho de Deus, mande estas pedras se transformarem em pão.

Jesus, porém, respondeu:

—As Escrituras dizem: “O ser humano não vive só de pão, mas de tudo o que Deus diz”.(A)

Então o Diabo o levou à cidade santa de Jerusalém e o colocou na parte mais alta do templo e lhe disse:

—Se você é mesmo o Filho de Deus, atire-se daqui, pois as Escrituras dizem:

“Deus dará ordens aos seus anjos
    para que cuidem de você.
Eles vão segurá-lo com as suas mãos
    para que nem mesmo os seus pés se machuquem nas pedras”.(B)

Jesus, porém, respondeu:

—Mas as Escrituras também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus”.(C)

Então o Diabo o levou para um lugar muito alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a glória que eles tinham. Depois, disse:

—Eu lhe darei tudo isto se você se ajoelhar e me adorar.

10 Jesus lhe disse:

—Vá embora daqui, Satanás! As Escrituras dizem: “Adore ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele”.(D)

11 Depois disto, o Diabo o deixou e anjos vieram e o serviram.

Footnotes

  1. 4.3 o Diabo Literalmente, “o tentador”.

O batismo de Jesus(A)

21 E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.

Read full chapter

O batismo de Jesus

(Mt 3.13-17; Mc 1.9-11)

21 Aconteceu que, quando todas as pessoas estavam sendo batizadas, Jesus também foi batizado. Enquanto ele estava orando, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele como pomba. E uma voz vinda do céu disse:

—Você é o meu Filho querido. Você me dá muita alegria.

Read full chapter

A tentação de Jesus(A)

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não comeu coisa alguma, e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás. Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, 10 porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem 11 e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. 12 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus. 13 E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.

Read full chapter

A tentação de Jesus

(Mt 4.1-11; Mc 1.12-13)

Jesus estava cheio do Espírito Santo quando voltou do rio Jordão, e foi levado pelo Espírito ao deserto. Ali, durante quarenta dias ele foi tentado pelo Diabo e não comeu nada nesse período. Depois disso Jesus teve fome. Então o Diabo lhe disse:

—Se você é mesmo o Filho de Deus, mande esta pedra se transformar em pão.

Jesus respondeu:

—As Escrituras dizem: “O ser humano não vive só de pão”.(A)

Então o Diabo o levou para um lugar alto e lhe mostrou, num instante, todos os reinos do mundo. E lhe disse:

—Eu lhe darei todo este poder e toda esta glória, pois tudo isto me foi dado e eu posso dar a quem quiser. Tudo isto será seu se você se ajoelhar e me adorar.

Jesus lhe disse:

—As Escrituras dizem: “Adore ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele”.(B)

Então o Diabo o levou a Jerusalém e o colocou na parte mais alta do templo e lhe disse:

—Se você é mesmo o Filho de Deus, atire-se daqui. 10 Pois as Escrituras dizem:

“Deus dará ordens aos seus anjos
    para que cuidem de você”.(C)

11 As Escrituras também dizem:

“Eles vão segurá-lo com suas mãos
    para que nem mesmo os seus pés se machuquem nas pedras”.(D)

12 Jesus, porém, respondeu:

—As Escrituras dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus”.(E)

13 Quando o Diabo acabou de tentar a Jesus de todas as maneiras, ele o deixou, até uma outra oportunidade.

Read full chapter

32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele.

Read full chapter

32-33 Depois João disse:

—Eu não sabia quem era o Messias. Mas Deus me mandou para batizar em água e disse: “Você vai ver o Espírito Santo descer e pousar num homem. Esse é o homem que vai batizar no Espírito Santo”.

João continuou:

—Eu vi isso acontecer. Vi o Espírito Santo descer do céu, da mesma forma que uma pomba desce, e pousar nele.

Read full chapter