Add parallel Print Page Options

Um novo começo

Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo:

—Tenham muitos filhos, multipliquem-se e encham toda a terra. Todos os animais da terra terão medo de vocês: as aves do céu, os animais que rastejam pelo chão e os peixes do mar. Todos se submeterão a vocês.

—Vocês podem comer qualquer animal a partir de agora. Assim como lhes dei permissão antes para comerem as plantas verdes, agora podem comer de tudo. Só não comam carne que ainda tenha sangue, pois o sangue é a vida. O sangue é a vida de vocês, e pedirei contas a quem o derramar. Condenarei a pessoa, ou o animal, que derramar o sangue de qualquer ser humano.

—Quem derramar o sangue de uma pessoa,
    o seu sangue será derramado por outra pessoa;
porque Deus fez o ser humano
    segundo a sua imagem.

—Quanto a vocês, tenham muitos filhos e multipliquem-se. Sejam muitos e espalhem-se por toda a terra.

Depois Deus disse a Noé e aos seus filhos:

—Vou fazer uma aliança com vocês e com todos aqueles que vierem a nascer de vocês. 10 E também com os animais que saíram da barca com vocês: as aves, os animais selvagens e os animais domésticos. 11 Esta é a minha aliança: nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. Nunca mais haverá um dilúvio para destruir a terra.

12 E Deus disse:

—Este é o sinal da aliança que faço com vocês e com todos os seres vivos, por todas as gerações: 13 colocarei o meu arco-íris[a] nas nuvens, para que sirva como o sinal da aliança que faço com o mundo. 14 Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e aparecer o arco-íris nas nuvens, 15 então me lembrarei da aliança que tenho com vocês e com todos os seres vivos. As águas nunca mais se tornarão num dilúvio que mate todos os seres vivos. 16 Sempre que o arco-íris aparecer nas nuvens, vou vê-lo e me lembrar da aliança eterna que fiz com todos os seres vivos da terra.

17 Por fim Deus disse a Noé:

—O arco-íris é o sinal da aliança que fiz com todos na terra.

Noé e os seus filhos

18 Os filhos de Noé, que saíram da barca, foram Sem, Cam e Jafé. Cam foi o pai de Canaã. 19 Estes foram os três filhos de Noé, e todas as pessoas da terra se originaram deles.

20 Noé era agricultor, ele foi o primeiro agricultor a plantar uma vinha. 21 Um dia bebeu vinho e ficou embriagado; depois tirou toda a sua roupa e ficou nu dentro da sua tenda. 22 Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e foi contar aos seus dois irmãos, que estavam fora da tenda. 23 Mas Sem e Jafé pegaram uma manta e a colocaram sobre os ombros. Depois, andaram de costas e cobriram o seu pai. Dessa forma evitaram ver a nudez dele.

24 Quando Noé acordou da sua bebedeira e soube o que o seu filho mais novo tinha feito, 25 disse:

“Maldito seja o seu filho Canaã[b]!
    Que seja escravo dos escravos dos seus irmãos”.

26 Depois disse a Sem e a Jafé:

“Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem!
    Que Canaã seja seu escravo.

27 “Que Deus aumente[c] o território de Jafé.
    Que viva nas tendas de Sem,[d]
    e que Canaã seja seu escravo”.

28 Depois do dilúvio Noé viveu mais 350 anos. 29 Ele morreu com 950 anos.

Footnotes

  1. 9.13 arco-íris Literalmente, “arco”.
  2. 9.25 Canaã O povo de Canaã vivia na costa da Palestina, do Líbano e da Síria. Mais tarde, Deus daria esta terra ao povo de Israel.
  3. 9.27 aumente A palavra hebraica para “aumentar” é semelhante ao nome de Jafé.
  4. 9.27 Que viva (…) de Sem ou “Que Deus viva nas tendas de Sem”.