Add parallel Print Page Options

O castigo dos líderes do povo

11 O Espírito[a] me levantou e me levou até a entrada leste do templo do SENHOR. Ali havia vinte e cinco homens. Entre eles reconheci a Jazanias, filho de Azur, e a Pelatias, filho de Benaias. Eles eram chefes do povo. Deus me disse:

—Homem mortal, estes são os que tramam a maldade e aconselham mal na cidade. São os que dizem: “Ainda não é o momento de reconstruir casas. A cidade é a panela e nós somos a carne”. Por isso, homem mortal, profetize contra eles. Profetize, homem mortal!

O Espírito do SENHOR veio sobre mim e o SENHOR me ordenou que falasse o seguinte:

—Vocês têm falado certo, casa de Israel. Eu sei das grandes coisas que estão planejando. Aumentaram suas atrocidades nesta cidade e encheram as ruas de cadáveres. Portanto, eu, o Senhor DEUS, asseguro a vocês que as atrocidades que fizeram nesta cidade são a carne e Jerusalém é a panela. Temem a espada, mas é o que usarei contra vocês. Eu, o Senhor DEUS, afirmo isto.

—Expulsarei vocês da cidade, colocarei vocês nas mãos de estrangeiros e os castigarei com justiça. 10 Vocês morrerão pelo fio da espada. Julgarei vocês não importando em que lugar de Israel estiverem, e assim aprenderão que eu sou o SENHOR. 11 Jerusalém não será a panela que os protegerá, mas vocês serão a carne dentro dela. Julgarei vocês não importando em que lugar de Israel estiverem. 12 Então saberão que eu sou o SENHOR, cujas leis não obedeceram e cujos regulamentos não guardaram. Ao contrário, seguiram os costumes das nações.

13 Enquanto eu profetizava, Pelatias, filho de Benaias, caiu morto. Então caí com o rosto encostado na terra e exclamei:

—Ai, Senhor DEUS! O Senhor vai destruir por completo o resto de Israel?

Anúncio de uma nova aliança

14 Então o SENHOR me disse:

15 —Homem mortal, os habitantes de Jerusalém falam mal de seus irmãos, dos seus parentes[b] e de todo o povo de Israel. Eles dizem: “Eles se afastaram do SENHOR e por isso nós temos herdado a terra”.

16 —Por tanto, fale para eles que isto é o que o Senhor DEUS diz: “Tenho enviado vocês para longe daqui, para nações estrangeiras. Eu os dispersei para outras terras. Por um tempo curto serei um templo para vocês. 17 Eu, o Senhor DEUS, afirmo que irei recolher vocês do meio dessas nações. Eu os reunirei do meio dos países aonde os dispersei e lhes darei a terra de Israel. 18 Quando retornarem, jogarão dali todas as coisas detestáveis e tudo o que profana a terra de Israel. 19 Então lhes darei um coração sincero e um espírito novo. Mudarei o coração de pedra que vocês têm por um de carne 20 para que cumpram as minhas leis e obedeçam aos meus mandamentos. Então vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 21 Mas eu castigarei os que continuam com os ídolos, por causa dos seus atos detestáveis e nojentos. Terão que me prestar contas dos seus atos. Eu, o Senhor DEUS, afirmo isto”.

A glória do Senhor abandona Jerusalém

22 Depois os querubins levantaram suas asas, com as rodas ao lado deles e a glória do Deus de Israel por cima deles. 23 Assim, a glória do SENHOR subiu e saiu da cidade e se deteve no monte das Oliveiras, ao leste da cidade. 24 Ao mesmo tempo, na visão, o Espírito de Deus me levantou e me levou à terra dos caldeus, onde estavam os exilados[c]. Depois, a visão sumiu. 25 Depois disse aos exilados tudo o que o SENHOR tinha me mostrado.

Footnotes

  1. 11.1 Espírito ou “vento”.
  2. 11.15 seus parentes Literalmente, “homens de sua redenção”. É uma palavra que se refere aos familiares que têm a obrigação de cuidar de aqueles que perderam sua terra ou sua liberdade por problemas econômicos.
  3. 11.24 exilados Refere-se ao exílio que muitos judeus sofreram, os quais foram forçados pelo rei Nabucodonosor a sair de Judá e viver em países estrangeiros.