Add parallel Print Page Options

As incertezas da vida

11 Envie os grãos de sua colheita mar afora,

e com o tempo isso lhe trará retorno.[a]
Invista seus recursos em vários lugares,[b]
pois desconhece os riscos adiante.

Quando as nuvens estão carregadas, vêm as chuvas;
quando a árvore cai, para o norte ou para o sul, ali permanece.

O agricultor que espera condições de tempo perfeitas nunca semeia;
se ele fica observando cada nuvem, não colhe.

Assim como é impossível entender o caminho do vento ou o mistério do crescimento do bebê no ventre da mãe[c], também é impossível entender as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Semeie pela manhã e continue a trabalhar à tarde, pois você não sabe se o lucro virá de uma atividade ou de outra, ou talvez de ambas.

Conselhos para jovens e idosos

A luz é doce; como é bom ver o nascer de um novo dia.

Se você chegar à velhice, desfrute cada dia de sua vida. Lembre-se, porém, que haverá muitos dias sombrios. Nada do que ainda está por vir faz sentido.

Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedirá contas de tudo que fizer. 10 Não se preocupe com coisa alguma e mantenha o corpo saudável. Lembre-se, porém, que a juventude, e a vida inteira diante de você, não fazem sentido.

Footnotes

  1. 11.1 Ou Dê com generosidade, / pois mais adiante suas dádivas voltarão para você.
  2. 11.2 Em hebraico, entre sete ou mesmo oito.
  3. 11.5 Alguns manuscritos trazem Assim como é impossível entender como o bebê recebe o fôlego da vida no ventre da mãe.

Façamos o que é bom no tempo oportuno

11 Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e, caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará. Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas. Verdadeiramente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. Mas, se o homem viver muitos anos e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo. 10 Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.