Add parallel Print Page Options

Acontecimentos que precederão a segunda vinda

Agora, irmãos, vamos esclarecer algumas coisas a respeito da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e de nosso encontro com ele. Não se deixem abalar nem assustar tão facilmente por aqueles que dizem que o dia do Senhor já começou. Não acreditem neles, mesmo que afirmem ter recebido uma visão espiritual, uma revelação ou uma carta supostamente enviada por nós. Não se deixem enganar pelo que dizem, pois esse dia não virá até que surja a rebelião[a] e venha o homem da perversidade,[b] aquele que traz destruição.[c] Ele se exaltará e se oporá a tudo que o povo chama de “deus” e a todo objeto de culto, e até se sentará no templo de Deus e se fará passar por Deus.

Não se lembram de que eu lhes falei disso tudo quando estive aí? E vocês sabem o que o está detendo, pois ele só pode ser revelado quando sua hora chegar. Pois essa perversidade já opera secretamente e permanecerá em segredo até que se afaste aquele que a detém. Então o homem da perversidade será revelado, mas o Senhor Jesus o matará com o sopro de sua boca e o destruirá com o esplendor de sua vinda.

Esse homem virá para realizar o trabalho de Satanás, com poder, sinais e falsas maravilhas, 10 e com todo tipo de mentira perversa para enganar os que estão caminhando para a destruição, pois se recusam a amar e a aceitar a verdade que os salvaria. 11 Portanto, Deus fará que sejam enganados, e eles crerão nessas mentiras. 12 Então serão condenados por ter prazer no mal em vez de crer na verdade.

Os fiéis devem permanecer firmes

13 Quanto a nós, não podemos deixar de dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor. Somos sempre gratos porque Deus os escolheu para estarem entre os primeiros[d] a receber a salvação por meio do Espírito que os torna santos e pela fé na verdade. 14 Ele os chamou para a salvação quando lhes anunciamos as boas-novas; agora vocês podem participar da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

15 Portanto, irmãos, tendo em mente todas essas coisas, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes transmitimos, seja pessoalmente, seja por carta.

16 Que o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, nosso Pai, que nos amou e pela graça nos deu eterno conforto e maravilhosa esperança, 17 os animem e os fortaleçam em tudo de bom que vocês fizerem e disserem.

Footnotes

  1. 2.3a Ou o afastamento, ou a partida; a maioria das traduções translitera o termo grego como apostasia.
  2. 2.3b Alguns manuscritos trazem homem do pecado.
  3. 2.3c Em grego, o filho da destruição.
  4. 2.13 Alguns manuscritos trazem Deus os escolheu desde o princípio.