Add parallel Print Page Options

Davi em Queila

23 O povo disse a Davi:

—Olhe, os filisteus estão atacando a cidade de Queila e saqueando os celeiros.

Davi consultou o SENHOR:

—Devo ir lutar contra os filisteus?

O SENHOR lhe respondeu:

—Sim, vá e lute contra eles e liberte Queila.

Mas os homens de Davi disseram:

—Olhe, se estando aqui em Judá temos medo, imagine como estaremos se formos para onde está o exército filisteu.

Davi consultou novamente o SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu:

—Vá a Queila que eu ajudarei você a derrotar os filisteus.

Davi e seus homens foram a Queila, lutaram contra os filisteus e se apoderaram do gado. Assim Davi libertou o povo de Queila. Quando Abiatar, filho de Aimeleque, escapou e foi para onde estava Davi, tinha levado o éfode com ele.

O povo disse a Saul que Davi estava em Queila, e Saul disse:

—Deus entregou Davi para mim! Ele está sem saída, numa cidade com portas e fechaduras.

Saul convocou todo seu exército para a batalha, para descer até Queila e atacar Davi e seus homens.

Davi ficou sabendo dos planos de Saul e disse a Abiatar:

—Traga o éfode.

10 Davi orou:

—SENHOR, Deus de Israel, estou sabendo dos planos de Saul de vir e destruir Queila por minha causa. 11 Virá realmente? O povo de Queila me entregará a Saul? Diga-me, SENHOR, Deus de Israel, eu sou seu servo.

O SENHOR respondeu:

—Saul virá.

12 Davi perguntou novamente:

—O povo de Queila entregará a mim e o meu povo?

O SENHOR respondeu:

—Sim, o entregarão.

13 Portanto, Davi e seus homens saíram de Queila. Uns seiscentos homens iam com Davi de um lado para o outro. Saul, ao saber que Davi tinha fugido de Queila, não foi à cidade.

Saul persegue a Davi

14 Davi parou num forte que estava nos montes do deserto de Zife. Dia após dia, Saul procurava Davi, mas o SENHOR[a] não permitia encontrá-lo.

15 Davi se encontrava em Horesa no deserto de Zife. Tinha medo porque Saul vinha matá-lo. 16 Mas Jônatas, o filho de Saul, foi a Horesa para ver Davi e o encorajou a ter mais confiança no SENHOR. 17 Jônatas disse a Davi:

—Não tenha medo, meu pai não lhe fará nenhum mal. Você será o rei de Israel, e eu serei seu segundo. Até meu pai sabe disso.

18 Jônatas e Davi fizeram uma aliança perante o SENHOR. Depois Jônatas regressou para sua casa e Davi parou em Horesa.

19 O povo de Zife foi ver Saul em Gibeá para lhe dizer:

—Davi está escondido em nosso território, no forte que está em Horesa, na colina de Haquilá, ao sul de Jesimom. 20 Nosso dever é entregar Davi ao senhor. Vá e prenda-o quando quiser.

21 Saul respondeu:

—Que o SENHOR os abençoe por me avisar. 22 Vão e investiguem mais sobre o paradeiro de Davi, onde se esconde e quem tem ido vê-lo ali. Fui avisado de que Davi é muito astuto e está preparando uma armadilha para mim. 23 Procurem em todos os seus esconderijos e voltem para me informar de tudo. Então eu irei com vocês e se Davi estiver no seu território, eu o encontrarei, mesmo que tenha que procurá-lo no meio de todas as famílias de Judá.

24 O povo voltou a Zife, e Saul foi depois. Enquanto isso, Davi e seus homens estavam no deserto de Maom, ao sul de Jesimom. 25 O povo avisou a Davi que Saul o estava procurando. Então Davi foi para “A Pedra”, no deserto de Maom. Saul, ao saber que Davi tinha fugido para aquele lugar, se dirigiu para lá.

26 Saul se encontrava em um lado da montanha e Davi e seus homens no outro lado. Saul e o seu exército estavam rodeando a montanha para capturar Davi e seus homens, 27 quando um mensageiro de Saul chegou e disse:

—Apresse-se, Sua Majestade, que os filisteus nos atacam!

28 Então Saul deixou de perseguir Davi e foi lutar contra os filisteus.

Por isso esse lugar se conhece como “A Pedra Escorregadia”[b]. 29 Davi saiu do deserto de Maom para a fortaleza perto de En-Gedi.

Footnotes

  1. 23.14 o SENHOR De acordo com a LXX e Qumran. O TM tem: “Deus”. Também no v16.
  2. 23.28 A Pedra Escorregadia ou “Selá-Hamalecote”.