Add parallel Print Page Options

A rainha de Sabá

10 A fama do rei Salomão chegou ao conhecimento da rainha de Sabá. O rei honrava ao SENHOR com a sua fama. Então ela foi para pô-lo à prova com perguntas difíceis. Ela viajou até Jerusalém com uma escolta muito grande, camelos carregados de especiarias, pedras preciosas e muito ouro. Quando ela conheceu a Salomão, fez a ele todo tipo de perguntas. Salomão respondeu a todas as perguntas; nenhuma delas foi muito difícil para ele. A rainha de Sabá comprovou a grande inteligência de Salomão e viu o palácio que ele havia construído. Também viu o que eles comiam, onde viviam seus servos, como serviam seus ministros e como eles se vestiam. Viu seus conselheiros, e o sacrifício que devia ser queimado completamente em honra ao SENHOR. Ela ficou extremamente impressionada e disse ao rei:

—Tudo aquilo que me falaram no meu país sobre as suas grandes obras e a sua sabedoria é verdade. Não podia acreditar nas notícias que me falavam até eu vir e olhar com meus próprios olhos. Só ali me dei conta que não tinham me contado nem metade delas. A sua sabedoria e riqueza ultrapassam o que tinha escutado. Que afortunados são as suas esposas[a] e os seus servos! Eles o servem e ouvem sua sabedoria todos os dias. Bendito seja o SENHOR, seu Deus! Ele se agradou em fazê-lo rei de Israel. O SENHOR Deus sempre amou a Israel e por isso o fez rei, para que governe com justiça e retidão.

10 Então a rainha de Sabá deu ao rei cerca de 3.960 quilos[b] de ouro. Também lhe deu muitas especiarias e pedras preciosas. Ninguém nunca antes viu tantas especiarias como as que ela deu ao rei Salomão.

11 Os barcos de Hirão trouxeram ouro de Ofir e também muita madeira de junípero e pedras preciosas. 12 Salomão usou a madeira para fazer corrimãos no templo do SENHOR e no palácio. Também usou a madeira para fazer harpas e liras para os cantores do templo. Nunca antes foi importada madeira de junípero nem depois disso se voltou a trazer.

13 Então o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela quis e pediu, além do que o rei generosamente já tinha lhe dado. Depois ela e os seus ministros voltaram ao seu país.

O esplendor de Salomão

14 Cada ano o rei Salomão recebia cerca de 22.000 quilos de ouro, 15 além dos impostos[c] cobrados dos que estavam de passagem e dos lucros dos comerciantes, e dos impostos pagos por todos os reis árabes e pelos governadores das províncias. 16 O rei Salomão fez duzentos escudos de ouro batido. Cada escudo continha cerca de seis quilos e meio[d] de ouro. 17 Também fez trezentos escudos menores de ouro batido; cada um pesava um quilo e meio[e]. O rei os colocou no palácio chamado “Floresta do Líbano”.

18 O rei Salomão também construiu um trono grande de marfim e o revestiu de ouro puro. 19 O trono tinha seis degraus. Seu espaldar era redondo. O assento tinha braços em cada lado e havia duas estátuas de leões, uma estátua em cada lado. 20 Em cada degrau havia dois leões erguidos; eram doze ao todo. Nenhum outro reino tinha algo semelhante. 21 Todas as taças e vasilhas que Salomão usava eram de ouro. Todos os utensílios[f] do palácio da Floresta do Líbano eram de ouro puro. Nada no palácio era feito de prata porque no tempo de Salomão o povo não dava muito valor à prata.

22 O rei também tinha uma frota de navios de carga[g] que enviava para fazer comércio com outros países. Cada três anos a frota de Társis voltava com um carregamento de ouro, prata, marfim, macacos e pavões.

23 Salomão ultrapassou todos os reis do mundo em sabedoria e riqueza. 24 Pessoas de toda a terra queriam ver o rei Salomão para ouvir a grande sabedoria que Deus tinha lhe dado. 25 Cada ano, todos levavam presentes para ele: objetos de prata e ouro, vestidos, armaduras, especiarias, cavalos e mulas. 26 Salomão reuniu um grande número de carros de combate e de cavalos: 1.400 carros e 12.000 cavalos. Salomão construiu guarnições para os carros e também deixou alguns carros em Jerusalém. 27 O rei fez com que a prata fosse tão comum em Jerusalém como a pedra. Ele também fez com que a madeira de cedro fosse tão comum como as figueiras que crescem na planície. 28 Os cavalos de Salomão eram importados do Egito e da Cilícia. Os comerciantes da corte compravam os cavalos na Cilícia. 29 Eles importavam um carro do Egito a um custo de seiscentas moedas[h] de prata e um cavalo por cento e cinquenta moedas de prata, para depois vendê-los a todos os reis heteus e sírios.

Footnotes

  1. 10.8 esposas De acordo com a LXX. O TM tem: “hombres”.
  2. 10.10 3.960 quilos Literalmente, “cento e vinte talentos”. Ver tabela de pesos e medidas.
  3. 10.15 impostos De acordo com a LXX. O TM tem: “os mercaderes”.
  4. 10.16 seis quilos e meio Literalmente, “seiscentos siclos”. Ver tabela de pesos e medidas.
  5. 10.17 um quilo e meio Literalmente, “três minas”. Ver tabela de pesos e medidas.
  6. 10.21 utensílios A palavra hebraica pode significar “pratos”, “ferramentas” ou “armas”.
  7. 10.22 navios de carga Literalmente, “navios de Tarsis”.
  8. 10.29 moedas Literalmente, “siclos”. Ver tabela de pesos e medidas.