Add parallel Print Page Options

Responsabilidades dos músicos

25 Depois, Davi e os comandantes do exército nomearam homens das famílias de Asafe, Hemã e Jedutum para profetizar, com o acompanhamento de liras, harpas e címbalos. Esta é a lista de seus nomes e de suas responsabilidades:

Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela. Trabalhavam sob a direção de seu pai, Asafe, que profetizava por ordem do rei.

Dos filhos de Jedutum: Gedalias, Zeri, Jesaías, Simei,[a] Hasabias e Matitias, seis ao todo. Trabalhavam sob a direção de seu pai, Jedutum, que profetizava com o acompanhamento da lira, dando graças e louvando o Senhor.

Dos filhos de Hemã: Buquias, Matanias, Uziel, Subael,[b] Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ézer, Josbecasa, Maloti, Hotir e Maaziote. Todos eram filhos de Hemã, vidente do rei, pois Deus lhe tinha dado o privilégio de ter catorze filhos e filhas, de acordo com sua promessa.

Todos esses homens estavam sob a direção de seus pais e serviam como músicos na casa do Senhor. Eram responsáveis por tocar címbalos, harpas e liras na casa de Deus. Asafe, Jedutum e Hemã se reportavam diretamente ao rei. Eles e suas famílias estavam preparados para cantar diante do Senhor, e todos, 288 no total, eram músicos talentosos. Os músicos foram nomeados para seu serviço por sorteio, tanto jovens como idosos, mestres ou aprendizes.

A primeira sorte caiu para José, do clã de Asafe, e doze de seus filhos e parentes;[c]

a segunda, para Gedalias e doze de seus filhos e parentes;

10 a terceira, para Zacur e doze de seus filhos e parentes;

11 a quarta, para Zeri[d] e doze de seus filhos e parentes;

12 a quinta, para Netanias e doze de seus filhos e parentes;

13 a sexta, para Buquias e doze de seus filhos e parentes;

14 a sétima, para Asarela[e] e doze de seus filhos e parentes;

15 a oitava, para Jesaías e doze de seus filhos e parentes;

16 a nona, para Matanias e doze de seus filhos e parentes;

17 a décima, para Simei e doze de seus filhos e parentes;

18 a décima primeira, para Uziel[f] e doze de seus filhos e parentes;

19 a décima segunda, para Hasabias e doze de seus filhos e parentes;

20 a décima terceira, para Subael e doze de seus filhos e parentes;

21 a décima quarta, para Matitias e doze de seus filhos e parentes;

22 a décima quinta, para Jerimote[g] e doze de seus filhos e parentes;

23 a décima sexta, para Hananias e doze de seus filhos e parentes;

24 a décima sétima, para Josbecasa e doze de seus filhos e parentes;

25 a décima oitava, para Hanani e doze de seus filhos e parentes;

26 a décima nona, para Maloti e doze de seus filhos e parentes;

27 a vigésima, para Eliata e doze de seus filhos e parentes;

28 a vigésima primeira, para Hotir e doze de seus filhos e parentes;

29 a vigésima segunda, para Gidalti e doze de seus filhos e parentes;

30 a vigésima terceira, para Maaziote e doze de seus filhos e parentes;

31 a vigésima quarta, para Romanti-Ézer e doze de seus filhos e parentes.

Footnotes

  1. 25.3 Conforme um manuscrito hebraico e alguns manuscritos gregos (ver tb. 25.17); a maioria dos manuscritos hebraicos não traz Simei.
  2. 25.4 Em hebraico, Sebuel, variação de Subael; comparar com 25.20.
  3. 25.9 Conforme a Septuaginta; o hebraico não traz e doze de seus filhos e parentes.
  4. 25.11 Em hebraico, Izri, variação de Zeri; comparar com 25.3.
  5. 25.14 Em hebraico, Jesarela, variação de Asarela; comparar com 25.2.
  6. 25.18 Em hebraico, Azareel, variação de Uziel; comparar com 25.4.
  7. 25.22 Em hebraico, Jeremote, variação de Jerimote; comparar com 25.4.

Funções dos cantores em seus turnos

25 E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, e com alaúdes, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério: dos filhos de Asafe, Zacur, e José, e Netanias, e Asarela, filhos de Asafe, a cargo de Asafe, que profetizava debaixo da direção do rei Davi; dos filhos de Jedutum, Gedalias, e Zeri, e Jesaías, e Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai Jedutum, para tanger harpas, o qual profetizava, louvando e dando graças ao Senhor; dos filhos de Hemã, Buquias, e Matanias, e Uziel, e Sebuel, e Jerimote, e Hananias, e Hanani, e Eliata, e Gidalti, e Romanti-Ézer, e Josbecasa, e Maloti, e Hotir, e Maaziote. Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar a corneta. Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas. Todos estes estavam ao lado de seu pai para o canto da Casa do Senhor, com saltérios, e alaúdes e harpas, para o ministério da Casa de Deus; e, ao lado do rei, Asafe, e Jedutum, e Hemã. E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito. E deitaram as sortes acerca da guarda igualmente, assim o pequeno como o grande, o mestre juntamente com o discípulo.

Saiu, pois, a primeira sorte a Asafe, a saber: a José; a segunda, a Gedalias; e eram ele, e seus irmãos, e seus filhos, ao todo, doze; 10 a terceira, a Zacur, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 11 a quarta, a Izri, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 12 a quinta, a Netanias, seus filhos, e seus irmãos, doze; 13 a sexta, a Buquias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 14 a sétima, a Jesarela, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 15 a oitava, a Jesaías, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 16 a nona, a Matanias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 17 a décima, a Simei, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 18 a undécima, a Azarel, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 19 a duodécima, a Hasabias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 20 a décima terceira, a Subael, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 21 a décima quarta, a Matitias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 22 a décima quinta, a Jerimote, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 23 a décima sexta, a Hananias, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 24 a décima sétima, a Josbecasa, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 25 a décima oitava, a Hanani, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 26 a décima nona, a Maloti, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 27 a vigésima, a Eliata, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 28 a vigésima primeira, a Hotir, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 29 a vigésima segunda, a Gidalti, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 30 a vigésima terceira, a Maaziote, e seus filhos, e seus irmãos, doze; 31 a vigésima quarta, a Romanti-Ézer, e seus filhos, e seus irmãos, doze.