Add parallel Print Page Options

O palácio e a família de Davi

14 Hirão, rei de Tiro, enviou a Davi mensageiros com madeira de cedro, pedreiros e carpinteiros, para que lhe construíssem um palácio. E Davi compreendeu que o Senhor o havia confirmado como rei sobre Israel e exaltado seu reino por causa de seu povo, Israel.

Em Jerusalém, Davi tomou para si outras mulheres, que lhe deram mais filhos e filhas. Estes são os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, Ibar, Elisua, Elpalete, Nogá, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada[a] e Elifelete.

Davi derrota os filisteus

Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido ungido rei de Israel, mobilizaram suas tropas para capturá-lo. Davi, porém, foi informado disso e saiu para enfrentá-los. Os filisteus chegaram e invadiram o vale de Refaim. 10 Então Davi perguntou a Deus: “Devo sair e lutar contra os filisteus? Tu os entregarás em minhas mãos?”.

O Senhor respondeu a Davi: “Sim, vá, pois eu certamente os entregarei em suas mãos”.

11 Então Davi e seus soldados foram a Baal-Perazim e ali derrotaram os filisteus. Davi exclamou: “Por meu intermédio, Deus irrompeu no meio de meus inimigos como uma violenta inundação!”. Por isso, chamou aquele lugar de Baal-Perazim.[b] 12 Os filisteus haviam deixado seus ídolos ali, e Davi ordenou que fossem queimados.

13 Pouco tempo depois, os filisteus voltaram a invadir o vale. 14 Mais uma vez, Davi consultou a Deus. “Não os ataque pela frente”, respondeu Deus. “Em vez disso, dê a volta por trás deles e ataque-os perto dos álamos.[c] 15 Quando ouvir um som como de pés marchando por cima dos álamos, saia e ataque! É o sinal de que Deus vai à sua frente para derrotar o exército filisteu.” 16 Davi fez como Deus ordenou e derrotou os filisteus por todo o caminho, desde Gibeom até Gezer.

17 Assim, a fama de Davi se espalhou por toda parte, e o Senhor fez que todas as nações o temessem.

Footnotes

  1. 14.7 Em hebraico, Beeliada, variação de Eliada; comparar com 3.8 e com o texto paralelo em 2Sm 5.16.
  2. 14.11 Baal-Perazim significa “o Senhor que irrompe”.
  3. 14.14 Ou das amoreiras, ou dos bálsamos; também em 14.15. A identificação da árvore é incerta.